Rosca de Polvilho sem ovo

Minha paixão por alimentos preparados por polvilho é notada pelas minhas postagens, adoro roscas de polvilho, lembram minha infância, e olha que minha mãe pouquíssimas vezes fez esta gostosura, pois ela argumentava que para ficar gostosa seria necessário assar em forno de pedra. Então anos mais tarde, meu Pai construiu o bendito forno, para minha felicidade, mas nada de roscas serem assadas, pois minha mãe alegava falta de tempo para cuidar, já que exige mais trabalho. 
Por isso hoje, sempre posso vou a cozinha preparar minhas delícias e olha não canso nunca.
A primeira receita na verdade eu descobri sem querer, pois como todos os domingos fui preparar a receita, quando me vi sem ovos para fazer a receita, como era Domingo de Grenal, não ia sair de casa em busca de uma dúzia de ovos, resolvi tentar e deu certo.
Espero que assim como eu, também apreciem estas gostosuras de polvilho.


Ingredientes

-1 xícara de polvilho azedo
-1 xícara de água fervente
-1 colher de chá de sal
- 200 ml de leite coalhado*  ( se não tiver, adicione gotas de limão ou vinagre, o processo será o mesmo, azedar o leite)
-1 colher (sopa) bem cheia de nata ou banha de porco - Nata uso sempre Lac Lelo.
- Polvilho azedo até o ponto.

Como preparar

Em uma chaleira aqueça a água até ferver. Em uma vasilha, misture a xícara de polvilho. Jogue a água sobre o polvilho e mexa com uma colher de pau até formar uma mansinha branca. ( não precisa ficar muito molinha, se precisar de mais um pouco de água, pode acrescentar) Deixe descansar por uns 15 minutos ou até esfriar. Depois adicione a esta mistura o sal, a nata ou a banha e o leite, misture tudo ( se quiser poderá misturar tudo com as mãos bem limpas, assim você consegue amassar todos os gruminhos se que formar por causa da primeira mansinha de polvilho)  Depois vá adicionando aos poucos o polvilho azedo, sempre de meia em meia xícara, até formar uma massinha. Tem que dar ponto de massa. Polvilhe a mesa onde for trabalhar e pegue um terço da massa para trabalhar, sove e vá adicionando polvilho, abra a massa e corte os pedacinhos do tamanho que preferir.
Ou se preferir, faça bolinhas, minhocas ou rosquinhas. Asse em forno quente 250 graus por aproximadamente 30 a 40 minutos ( depende da potência do seu forno), em assadeira grande e separados uns dos outros, pois eles crescem com o calor.

Como adoro rosquinhas de polvilho, faça em maior quantidade e assim que esfriaram eu guarda a metade em pequenos sacos, próprios para o congelar e levo ao congelador, quando quero roscas fresquinhas, tiro a noite para o café da manhã.


Outra sugestão de rosquinhas para os Veganos, fica igual a outra receita, não perde em nada no sabor.


Ingredientes

4 xícaras de polvilho azedo
3/4 de xícara de óleo de milho ou girassol
1 xícara de leite de amêndoas ( se preferir pode ser de soja)
1 e 1/2 copo de água fervendo
2 colheres de sopa de linhaça batida com pouco de água
1 colher de sopa (rasa) de sal

Como Preparar

Ligue o forno em 180 graus.

Misture o leite de amêndoas,  óleo e sal no polvilho, acrescente a água fervendo e por ultimo a linhaça batida com água.
Unte a forma e use um saco de confeiteiro para formar as rosquinhas ou a própria embalagem do polvilho (fazendo um pequenino corte em uma das pontas com uma tesoura e abrindo o outro extremo. Deixe no forno até ficarem levemente (mas bem levemente mesmo) douradinhas. Se saírem do forno cedo demais não vão ficar tão crocantes, mas estarão gostosas assim mesmo, mas se ficarem demais vão ficar ruins. Então é preciso ter muito cuidado pra tirar do forno no ponto certo.

Receita original:http://www.menuvegano.com.br/article/show/53/biscoito-de-polvilho

Espero que gostem!!!

Comentários

Postagens mais visitadas